Pesquisar

2 de outubro de 2018

Nosso Coração


Para Gabriela Neves



O que dizem os astros, os sacros, os sábios
- E por que não os poetas? -
Pouco tem nos importado
Pois não há filosofia, profecia, tutorial no Youtube
Que explique o estado de nosso coração
O único e múltiplo coração
Interseção entre o que és e o que sou

Quando voaste para longe, adoeci
E demorei até séculos para perceber
Que tu eras quem impedia a avalanche
E sem ti tudo desmoronaria
Mas bastou mostrares tuas asas de Borboleta
- imensamente maiores do que a parte que me falta-
Para o nosso coração voltar a pulsar sua vermelhidão
Inteiro, indivisível.

Sermos esses seres
De asas muito maiores do que o corpo
É o que de fato nos une
Sem GPS, sem google maps, sem promoção da Gol
Não importa a localização
Pois a distância entre o meu lugar e o teu lugar
É o tamanho do nosso coração
Ponte entre onde estás e onde estou

Quando demoraste a chegar, enlouqueci
E quando chegaste antes da hora, amei
Reconheci que teu tempo é o relógio mais querido
E mais temido
Pela ansiedade da minha alma
E por isso não busco mais as horas nele
Vejo o teu sorriso e aí está o momento exato
De o nosso coração bater no ritmo da felicidade
Harmônico, consonante.

Sermos exatamente o que somos
Com os relógios muito maiores que o tempo
Além dos fusos, dos sinos e dos portões do ENEM
É o que nos mantém contemporâneas
Já que as horas que se desencontram
Nos verões entre o teu ser e o meu ser
São orquestradas pelo nosso coração
Compasso de quando estás e quando estou.

Quando revelaste tua imagem, sonhei
Pensando não haver forma de seres mais bela
E por errar de tal maneira, fiquei surpresa
Quando soltaste teus cachos e ficaste imensa
Diante de mim
Agora não sei encontrar beleza mais pura
Longe dos retratos capturados pelo nosso coração
Atento, perspicaz.

Apesar de aparecermos tão distintamente
Nascemos do mesmo ventre
E se não há semelhança clara
Nas formas vistas nas ruas, nas fotos, no Instagram
Basta nos olhar na alma
Pra saber que nascemos do mesmo parto
Somos filhas siamesas da realidade
Pois os tons entre o teu espelho e o meu espelho
Estão justapostos no nosso coração
Nuances de como és e como sou.

O que dizem os rótulos, os rastros, os fatos
- E principalmente os chatos -
Pouco tem nos importado
Pois não há teorias, equações ou tweets
Que estimem quantas coisas cabem em nosso coração
O único e múltiplo coração
Interseção entre o que és e o que sou

Nenhum comentário:

Postar um comentário